2006/06/14

(parte 1) o processo de bolonha já me começa a cheirar mal (não que alguma vez me tenha cheirado muito bem!). a adequação de curricula e/ou a criação de novos/originais ciclos de estudos tem de "seguir" legislação que parece preparada "sobre o joelho", por um "grupo" de pessoas desconhecidas (pelo menos do "público em geral") e que se multipla (quase exponencialmente) de semana para semana!
tanto a nível nacional (admnistração central) como das instituições de ensino superior tudo me parece (muito) confuso e atabalhoado - embora eu compreenda os objectivos gerais e a "agenda escondida" do processo.
de facto, a diminuição do nº candidatos ao ensino superior, a precaridade do vínculo laboral da maíoria do corpo docente, a falta de alternativas (concretas e viáveis) de trabalho para pessoas (sobre)qualificadas, a "importância" das ordens e associações profissionais e as diferenças na respectiva abordagem "da cena", entre outros factores, deturpam e muito todo o desenrolar do processo de bolonha.